quinta-feira, 13 de novembro de 2014

1ª Olimpíada Interna e Gincana de Matemática


          A 1ª Olimpíada Interna e Gincana de Matemática, idealizada pela professora Maria das Graças Vidigal de Sousa e Analista Educacional Melisse, aconteceu neste mês de setembro, com a colaboração da diretora Silvana, todos os docentes, discentes e demais funcionários da Escola. 
 
         Os alunos do 5º ao 9º ano participaram do projeto em duas etapas. Iniciamos com a realização de avaliações simuladas, visando estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e das competências necessárias a obtenção de um conhecimento significativo. Em uma segunda etapa, tarefas foram direcionadas às equipes formadas através de sorteio, pelos alunos do ensino fundamental 2, que as realizaram com grande interesse e dedicação, em uma proposta de trabalho em equipe. O projeto foi batizado como “Matematizando”, nome criado por uma das equipes e eleito pelos funcionários. Cada equipe confeccionou sua mascote, conferindo identidade ao projeto.

     A culminância do projeto aconteceu em 26 de setembro, o Dia da Gincana Matemática na Escola. Nas salas de aula foram organizadas oficinas com os seguintes temas: Tangram, confecção de pipas, jogos confeccionados por alunos, jogos eletrônicos, atividades realizadas na 2ª dimensão e 3ª terceira dimensão, xadrez e cinema. Tarefas foram propostas para os alunos aprenderem jogando, elaborando, criando, interagindo e se divertindo. As participações dos alunos foram a todo o tempo, estimuladas pela professora que pensou maneiras de premiá-los em suas habilidades matemáticas individuais e coletivas, tarefas relâmpagos, paródias e competições entre as equipes.

 
Parabéns a todos os alunos que colaboraram, interagiram e aprenderam matemática e especialmente a professora Maria das Graças. Este projeto foi um sucesso!














 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário